Agência Convexo

O que nós pensamos sobre o fim dos likes

O que nós pensamos sobre o fim dos likes

Na última semana, o Instagram causou um verdadeiro rebuliço com uma nova política: a omissão do número de curtidas em publicações da rede. Com a mudança, a quantidade de likes nas fotos e vídeos fica invisível para os seguidores, aparecendo apenas para o dono do perfil.

Em nota, o Instagram afirmou que a medida tem como objetivo diminuir a competição que existe atualmente na rede, fazendo com que os usuários foquem mais na qualidade do conteúdo do que nos números.

Mas afinal, o que nós da Convexo, especialistas em marketing, pensamos a respeito? Confira abaixo 😉

Números são apenas números – Não adianta você ter milhares de seguidores (assim como alguns perfis que os compram têm) se nenhum deles interage com você ou não têm potencial para virar seu cliente. Além disso, o Instagram está cada vez mais intolerante com as ferramentas de compras de seguidores;

É preciso ser relevante – Postar aquilo que as pessoas têm interesse e/ou gostam de ver é essencial para o sucesso de uma marca nas redes sociais – muito mais do que o número de likes;

Qualidade é imprescindível – Textos bem escritos e chamativos, imagens bonitas, identidade visual própria para as redes trazem fãs reais;

Estratégia para saber aonde se vai – Postar por postar nunca trouxe resultado. Assim como likes (puramente) nem sempre significam sucesso. É preciso conhecer o público-alvo, saber como abordá-lo, do que ele gosta mais, em quais horários ele costuma ficar online, o que ele procura em cada rede social;

Relatórios para saber se estamos no caminho – Relatórios não devem mostrar apenas o número de curtidas, mas sim os conteúdos que foram mais relevantes, o alcance, as interações…

Conversar com as pessoas – “Curtir” não é diálogo. De nada adianta receber curtidas se as pessoas não obtém respostas para as suas dúvidas ou críticas no perfil da marca. Com o fim do número de likes é preciso, mais do que nunca, ouvir e interpretar os clientes;

Profissionalização do gerenciamento de redes – Empresas sérias profissionalizam suas redes. E os seguidores valorizam muito isso.

 

Instagram

[tm_instagram size="thumbnail" overlay="1" username="@convexo_agencia" columns="lg:3" column_gutter="lg:8" row_gutter="lg:8"]